Criar uma Loja Virtual Grátis
socialismo
socialismo

A Revolução Industrial

Consistiu numa grande mudança no modo de produzir as mercadorias e insumos. A produção manufatureira semiartesanal vigente foi substituída sistematicamente pelo modo de produção industrial de grande escala e altamente mecanizado. Como dito antes, o imperialismo mercantilista estava ultrapassado e precisava ser substituído, pois era necessário expandir os produtos e mercados consumidores, era necessário gerar lucro encima da mercantilização dos artefatos industriais.
Acontece que essas profundas mudanças econômicas geradas pela Revolução Industrial provocaram também profundas mudanças sociais. Para suprir os altos índices da produção industrial era necessário um imenso esforço humano. Dentro das fábricas as condições de trabalho eram desumanas, a carga horária chegava a ser de 16 horas!!!. As remunerações eram paupérrimas, valendo o limite da subsistência do trabalhador. Crianças e mulheres não eram poupadas, sendo estas a força de trabalho mais procurado devido aos seus baixos salários.

 

VEJA UM DOCUMENTO DA ÉPOCA:

 

Perante uma comissão do Parlamento em 1816, o Sr. John Moss, antigo capataz de aprendizes numa fábrica de tecidos de algodão, prestou o seguinte depoimento sobre as crianças obrigadas ao trabalho fabril:

"Eram aprendizes órfãos? - Todos aprendizes órfãos.

"E com que idade eram admitidos? - Os que vinham de Londres tinham entre 7 e 11 anos.Os que vinham de Liverpool, tinham 8 a 15 anos.

Até que idade eram aprendizes? - Até 21 anos.

"Qual o horário de trabalho? - De 5 da manhã até 8 da noite.

"Quinze horas diárias era um horário normal? - Sim.

"Quando as fábricas paravam para reparos ou falta de algodão, tinham as crianças, posteriormente, de trabalhar mais para recuperar o tempo parado? - Sim.

''As crianças ficavam de pé ou sentadas para trabalhar? - De pé.

"Durante todo tempo? - Sim.

"Havia acidentes nas máquinas com as crianças? - Muito freqüentemente.

 

Os trabalhadores e suas famílias eram obrigados a viver em cortiços na periferia de Londres, enquanto a burguesia industrial vivia nas sofisticadas alamedas. E por falar em burguesia, esta não parecia se preocupar com tamanha miséria, pelo contrário, estava disposta a arrancar até a ultima gota de suar dos trabalhadores em prol da obtenção do lucro, da mais-valia. Como se vê os trabalhadores, que apesar de constituírem a força motriz desse processo, foram os mais massacrados por ele.
Mas a reação estava por vir...
Essas condições deploráveis das quais os trabalhadores eram vítimas fomentaram manifestações e protestos. O movimento ludista é um clássico exemplo.